Você está lendo...
Aprendizado

Como aprendemos

Book_and_GlassesJá aconteceu de você por mais que estudasse algo, não conseguisse aprender? A culpa não foi sua, você apenas estava usando uma estratégia pouco eficiente.

Vivemos em uma sociedade em que temos que constantemente aprender algo novo. Seja uma matéria no colégio ou faculdade ou um nova habilidade no trabalho e até mesmo outras coisas para usarmos na vida pessoal.

É por isso que saber como nossa mente funciona é tão importante.

Nossa capacidade de aprender é quase que ilimitada e o nosso cérebro aprende com muita facilidade. O que impede então nosso aprendizado? Uma das coisas é não saber como ele funciona.

O que é aprendizado? Aprendizado é a criação de relacionamentos. Quando aprendemos algo significa que relacionamos aquilo que é novo com alguma coisa que já conhecemos.Nosso cérebro aprende por meio de associações. Em outras palavras, ele só aprende com as coisas que ele já sabe.

leis-de-newton3Imagine quando os portugueses chegaram no brasil e nem eles falavam tupi nem os índios falavam português. Como eles aprenderam a se comunicar então? Simples. O português pegou uma pedra, apontou para ela e falou: “pedra, pedra”, o índio apontou para aquela pedra e disse “ita, ita”. Eles repetiram isso algumas vezes para ter certeza e logo eles entenderam que pedra e ita eram a mesma coisa e assim começaram a aprender a língua do outro.

Ok, pode ser que eles não começaram com a pedra mas esse exemplo serve muito bem para ilustrar como nós aprendemos algo novo.

Esse trecho de “dança com os lobos” demonstra bem como se cria esse tipo de associação:

Note como Kevin Costner usa algo que ambos conhecem (o búfalo) para poder criar a primeira associação comum e assim começar a aprender a linguagem dos índios.

Se eu tentar te ensinar sobre o comportamento dos átomos explicando as semelhanças com as conexões neurais você acha que vai conseguir aprender sobre física quântica? É obvio que não.

E se agora eu te explicar como conexões neurais é semelhante a uma laranja e você sabe o que é uma laranja. Fica muito mais fácil agora entender o que é conexões neurais e quando eu te explicar sobre o comportamento dos átomos agora você vai entender. Isso porque você conseguirá criar conexões com algo que já conhece. Um jeito fácil de pensa sobre isso é que só assimilamos alguma coisa em nossa mente se ela possuir semelhança com algo que já conhecemos, ou seja, somente entra em nossas mentes aquilo que já tem semelhança com o que está dentro dela.

É dessa forma simples que nós aprendemos.

Da próxima vez que alguém estiver te explicando algo que você não compreende totalmente, pergunte a ela como isso se relaciona com uma laranja. No mínimo essa pergunta vai quebrar o estado atual das pessoas e fazer todo mundo rir. O ponto é, pergunte sobre como X se relaciona com um Y que você já entendem.

Viva com intensidade,

Hélio Vogas

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Contato

+55 (21) 9857-1554
contato@heliovogas.com

%d bloggers like this: