Você está lendo...
Fobias

Curando fobias rapidamente

fear-and-hobiaÉ possível curar uma fobia de uma vida inteira em poucas horas?

A resposta é: Absolutamente!

Quando ouvi dizer que era isso era possível eu desconfiei. Minha primeira reação foi dizer: “isso é impossível, existem pessoas que fazem terapias com psicólogos e psiquiatras e somente depois de muitas sessões conseguem diminuir esse medo e apenas poucas conseguem se curar definitivamente”.

Foi nessa hora que percebi que eu estava com a mente muito fechada e que eu não poderia julgar algo como impossível sem ao menos tentar. Decidi então a estudar essas técnicas mais a fundo e por elas a prova para que eu pudesse dizer com toda a certeza se ela funciona ou não. Afinal fobia não é nada mais do que uma resposta a um estimulo, logo é possível mudar a resposta.

Fear-Of-HeightVocê tem fobia de algo que não é tão rotineiro que por esse motivo você não é exposto a essa fobia regularmente? Eu fazia questão de evitar qualquer lugar alto para não ter que expor a minha fobia só que em algumas situações é impossível evitar. Lembro de uma vez que subi em um elevador panorâmico até o topo de um hotel em Las Vegas para me encontrar com um amigo no bar/restaurante e quase que desmaiei de tanto medo. Evitei voltar a esse lugar e deixei de conhecer alguns outros pontos interessantes da cidade por causa desse medo.

Quando escolhi a fobia que queria eliminar e apliquei as técnicas senti que finalmente tinha superado esse medo. Só que eu não posso simplesmente sentir que resolvi um problema porque isso pode ser auto-ilusão, por esse motivo comecei a pensar “O que eu posso fazer quer vai me garantir que eu eliminei essa fobia de uma vez por todas?”

O que você faria?

Como sempre fui um pouco extremista nas minhas abordagens decidi que saltar de um avião em pleno voo a 12 mil pés de altura seria um bom teste. Só que saltar com um paraquedista experiente acoplado comigo me parecia muito seguro, afinal, eu poderia desmaiar e mesmo assim chegaria ao chão são e salvo. Por isso eu pesquisei e decidi que meu primeiro salto seria solo. Obvio que não sou maluco procurei profissionais da área para me instruir e me deparei com um curso de formação de paraquedistas e fui fazer esse curso.

O resultado do primeiro salto de um cara recém-curado de uma fobia de altura está ai:

Eu não coloquei esse vídeo para te impressionar com a minha tranquilidade nem com as minhas caretas. Na verdade o objetivo é que você perceba que é possível (e simples) eliminar uma fobia e aproveitar mais a sua vida sem passar por inúmeras sessões de terapias que irão consumir seu tempo e dinheiro e só darão resultados após bastante tempo. Isso pode ser resolvido em pouquíssimo tempo e de maneira eficaz.

Ao superar minha fobia eu ganhei uma nova paixão: o paraquedismo. O que você está deixando de aproveitar também por ainda ter essa fobia?

Se quiser saber mais entre em contato comigo através do meu e-mail : contato@heliovogas.com

Viva com intensidade,

Hélio Vogas

Discussão

4 thoughts on “Curando fobias rapidamente

  1. Acho Q estou com fobia de respiração tem hora Q penso Q vou morrer principalmente quando alguém esta encima de mim pq eu luto jiu jtsu e isto vem ocorrer quinze dias para cá

    Posted by Ricardo | 02/21/2015, 02:26
  2. Boa noite!
    Acabei de descobrir que tenho itifalofobia, como vencer isso?

    Posted by Orlando | 01/22/2016, 22:24
    • Orlando, os passos para você vencer essa fobia são: 1- identificar a raiz do medo (não, você não precisa “visitar a sua infância’ que nem muitos psicólogos e terapeutas vão querer fazer você acreditar. Identificar a raiz do medo significa entender qual é “o medo por tras do medo”), 2- Entender como esse medo está te afetando (quais são as vantagens, muitas vezes inconcientes, que ele está trazendo, como ele está tentando te proteger,etc) e finalmente 3- Mudar a sua perspectiva conscientemente (procurar pontos de vistas diferentes para a mesma situação. Por exemplo, quando eu tinha medo de falar em público eu me perguntava “O que as pessoas vão achar de mim?” e quando eu parei de me perguntar isso e comecei a me perguntar “Como eu posso passar a minha mensagem da melhor maneira possível para essas pessoas?” meu medo desapareceu INSTANTÂNEAMENTE e no seu lugar eu sinto animação e êxtase toda vez que vou subir no palco para dar uma palestra ou seminário). Ao final desses 3 passos, se você fizer eles nessa ordem e da maneira correta, você terá vencido essa sua fobia.

      Posted by heliovogas | 01/23/2016, 07:21

Deixe uma Resposta

Contato

+55 (21) 9857-1554
contato@heliovogas.com

