Você está lendo...
Liderança, Política, Relacionamento interpessoal

Influenciando através das mãos

As mãos são poderosíssimas no processo de influência e isso já é um fato conhecido. O que me surpreende é que mesmo sabendo do poder das mãos, ainda pouco é falado sobre como utilizar elas de uma maneira eficaz.

Ainda hoje, me deparo com apertos de mãos inadequados em reuniões. Algumas pessoas apertam a mão, no que parece uma disputa de força, esmagando a mão de quem cumprimenta. Já outras apertam com tão pouca força que deixam a impressão de desdém ou insegurança. Já passou por alguma dessas situações?

Existem também pessoas que escondem as mãos enquanto conversam, colocando-as no bolso ou embaixo da mesa. Esconder as mãos nos impede de utilizarmos todo o nosso potencial de comunicação e consequentemente nosso potencial de influenciar as pessoas na qual estamos nos comunicando. Por isso nesse texto de hoje irei abordar quatro técnicas que podemos usar na nossa comunicação para aumentarmos ainda mais nosso poder de persuasão. Elas podem ser usadas desde uma conversa com apenas uma pessoa até uma palestra para cinco mil, os conceitos não mudam.

30690-hand-gestureA primeira técnica é a de usar as mãos para fazer mímicas. Isso é desaconselhável segundo alguns experts em oratória por acharem que quando usamos nossas mãos para explicar algo, acabamos distraindo, atrapalhando e desviando a atenção das palavras faladas. Na realidade, porém, a história é outra. Utilizar as mãos para explicar aumenta a compreensão daquelas pessoas que estão te ouvindo, afinal, quando fazemos expressamos nossas idéias em conjunto com a mímica atingimos tanto o hemisfério esquerdo do cérebro (com as palavras) como o hemisfério direito (com a mímica).

public-speakingVocê pode se beneficiar também em utilizar as palmas da mãos voltadas para cima durante sua fala. Esse tipo de gesticulações fazem apelos emotivos ao apoio e à cooperação das pessoas que estão te ouvindo além de aproxima-las. Em qualquer lugar do mundo que for, os gestos com as palmas das mãos voltadas para cima refletem modos de acomodação, congenialidade e humildade. Esse tipo de gesto é excelente para que a conversa, reunião ou palestra ganhe um ar mais conciliatório. Pense em qualquer figura pacífica e repare que elas, geralmente estão com os braços estendidos e com as palmas voltadas para cima, isso é um sinal de paz.

csj-speech3.jpgSe opondo as palmas para cima temos as palmas voltadas para baixo. Esse é um sinal agressivo, insistente e inflexível usado para convencer. Por mais que essas características não sejam ideias em uma comunicação esse tipo de gesticulação existem alguns momentos que esse tipo de gestual é recomendado como por exemplo quando sua intenção é fazer com que suas ideias e opiniões pareçam mais convincentes. Pode ser tanto apenas um balançar da mão como bater com as palmas das mãos abertas sobre uma mesa (como se fosse o martelo de um juiz). Por ser um gesto bastante agressivo é melhor usar estratégica e raramente para que as outras pessoas não pensem em você como alguém autoritário.

tumblr_lp9blpiygf1qi6jm3A última técnica é na verdade para ser evitada, afinal ela sinaliza ansiedade, confusão e incerteza. Por esse motivo temos que controlar nossa vontade e não ficar se tocando durante uma conversa. Quando falo em toque me refiro a segurar o outro braço com uma das mãos, coçar o rosto, segurar uma mão na outra, etc. Esse tipo de comportamento além de passar uma sensação de insegurança também aumenta a ansiedade e diminui a credibilidade da pessoa. Consegue se lembrar da ultima vez que conversou com alguém ou ouviu uma pessoa falar no palco e essa pessoa segurava a si mesmo ou coçava a cabeça ou o queixo? Que sentimento ela passou? É por isso que devemos evitar de qualquer forma ficar encostando em alguma outra parte do nosso próprio corpo quando queremos influenciar alguém.

Viva com intensidade,

Hélio Vogas

 

Anúncios

Discussão

One thought on “Influenciando através das mãos

  1. Sinto muita dificuldade para falar em público e artigos como esse me enteressa muito

    Posted by vera Lúcia | 12/06/2014, 14:05

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Contato

+55 (21) 9857-1554
contato@heliovogas.com

%d bloggers like this: