Você está lendo...
Desenvolvimento pessoal

O Porque os Livros de Auto-Ajuda Não Funcionam

Você já se perguntou porque a maioria das pessoas que gostam de ler livros de auto-ajuda não melhoram de vida?

Esse tipo de livro não era para ajudar o leitor a ganhar mais confiança, obter a independência financeira, aprender a se comunicar melhor, etc?

É verdade que existe bastante livros de auto-ajuda por aí que não valem o papel em que são impressos. Isso porque o próprio autor NUNCA conseguiu o resultado que diz ajudar as pessoas ou porque por mais que o autor tenha conseguido obter aquele resultado ele não conseguiu escrever o livro de maneira didática.

Mas existem também diversos livros que além de excelentes também fazem parte da lista dos best-sellers, mesmo assim diversas pessoas possuem esses livros nas prateleiras ou na cabeceira da cama e suas vidas continuam iguais.

Esse é justamente um dos motivos!

Uma pesquisa americana divulgou que menos de 10% da população que compra um livro, lê esse livro após o primeiro capítulo. Dessa forma, não adianta o quão bom é o livro e o quão fácil é a estratégia ensinada pelo autor, se a pessoa não lê, não vai conseguir nenhum benefício através do livro.

Esse é um dos motivos mais óbvios.

Agora te faço uma pergunta: Por que poucos desses 10% conseguem algum resultado significativo?

Se apenas ler fosse suficiente era de se esperar que 1 a cada 10 pessoas que leem livros de auto-ajuda fossem bem-sucedidas.

Esse porém não é o caso.

Por anos eu li diversos livros de auto-ajuda para superar os mais diversos objetivos como: Vencer a timidez, melhorar minha comunicação, me tornar financeiramente livre, etc. E por mais que eu tenha lido diversos livros diferentes para cada um desses objetivos até o final, alguns livros que eram recomendados por pessoas extremamente bem-sucedidas e tinha transformado a vida de milhares de pessoas, eu nunca conseguia um progresso significativo, na maioria das vezes, não conseguia progresso nenhum.

Sempre acreditei que se algo funciona para uma pessoa sequer, funciona para qualquer um. Essa crença me fez continuar a ler esse tipo de livros mesmo não obtendo nenhum resultado.

O que então mudou para mim que fez eu vencer a timidez, não só para iniciar uma conversa com um desconhecido como também hoje em dia poder falar para centenas de pessoas em cima de um palco, me tornar um comunicador eficaz e viver uma vida abundante?

Antes de falar exatamente o que foi, vou deixar isso evidente te contando o que acabou de acontecer comigo.

Agora a pouco, recebi um e-mail de uma pessoa me contando seus problema e pedindo minha ajuda como coach para superar esse obstáculo.

Como estou com a agenda lotada até a próxima semana decidi ajudá-lo respondendo ao e-mail com uma dica para que ele já possa ir melhorando antes de agendarmos uma entrevista. No e-mail eu respondi que também já havia passado por aquele problema e falei com ele para assistir a um vídeo que continha um exercício que demoraria por volta de 1 hora para ele realizar.

Quando chequei minha caixa de e-mail novamente, percebi que ele tinha respondido meu e-mail uns 5 minutos após eu ter enviado para ele.

Como já sabia que ele não havia assistido ao vídeo (o vídeo tem por volta de 18 minutos) falei com ele para assistir ao vídeo e depois conversaríamos sobre a entrevista.

No dia seguinte ele respondeu que havia assistido ao vídeo e gostado. De fato ele assistiu porque ele comentou sobre parte do vídeo mas quando perguntei como tinha sido o exercício ele me disse que ficou com preguiça e não fez.

É exatamente esse o motivo porque os livros de auto-ajuda por muito tempo não funcionaram para mim e não funcionam para a maioria das pessoas. Esse tipo de livro é, geralmente, cheio de exercícios que parecem fáceis demais e que muitas vezes nos achamos super inteligentes e pensamos “Eu já entendi o conceito desse exercício, não preciso fazê-lo”.

Esse é o maior erro que cometemos.

Existe uma diferença muito grande entre saber fazer e fazer (ou entre conhecimento e sabedoria como nesse vídeo abaixo) :

“A sabedoria está em fazer” 

Essa frase explica exatamente o conceito desse post. A partir do momento que eu decidi fazer os exercícios propostos nos livros que eu lia, meus resultados começaram a aparecer porque agora eu não estou simplesmente ganhando conhecimento no assunto, estou ganhando sabedoria. Essa simples mudança foi responsável por alavancar todas as áreas da minha vida que me propus a melhorar.

Você pode fazer o mesmo!!!

Qual foi o livro que você leu e pensou “Esse conceito é bem legal, gostaria que isso funcionasse comigo” ?

Releia esse livro e dessa vez faça todo e qualquer exercício proposto nesse livro, por mais idiota que possa ser. Os resultados serão bem diferentes da primeira leitura, eu te garanto.

Viva com Intensidade,

Hélio Vogas

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Contato

+55 (21) 9857-1554
contato@heliovogas.com

%d bloggers like this: